DOLORES
sáb., 03 de jun.
|Espaço Cultural Victorio Faccin
Lançamento do livro 'Três peças para dois' de Felipe Martinez
Horário e local
03 de jun. de 2023, 20:00
Espaço Cultural Victorio Faccin, R. Duque de Caxias, 380 - Nossa Sra. do Rosario, Santa Maria - RS, 97010-200, Brasil
Convidados
Sobre o evento
A Secretaria da Cultura de Santa Maria apresenta:
Lançamento do livro
Três peças para dois
de Felipe Martinez
com apresentação do espetáculo:
DOLORES ou Aquilo que você vê
da Cia. Retalhos de Teatro
SINOPSE DA PEÇA
Todos os dias, Dolores senta em frente a uma janela e espera o tempo passar. Ela é uma senhora cega de oitenta anos e sua única companhia é Jerônimo, o filho do meio, com cinquenta anos passados. O silêncio, que não se vê, é o terceiro morador de uma casa acostumada com a violência confundida com o desatino. A partir de memórias materializadas em sonoras palavras, mãe e filho coexistem entre abrupta fúria e leveza, as quais somente os dois parecem compreender. Aos poucos, as dores de Dolores nos mostram que não basta enxergar, porque o mais importante é querer ver. No fim, não se preocupe se você ficar confuso, pois a verdade nem sempre é aquilo que você vê.
FICHA TÉCNICA
Texto e direção: Felipe Martinez
Elenco: Cândice Lorenzoni e Helquer Paez
Maquiagem: Aline Ribeiro
Cenário e figurinos: Rafael Jacinto
Assistência de direção: Julio Cesar Aranda
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
_____________________________________________________________
SINOPSE DO LIVRO
O livro Três peças para dois é uma trilogia composta por obras escritas durante a pandemia do COVID-19, e que refletem situações comuns a esse período de isolamento, com suas angústias e dúvidas sobre o futuro. Com uma linguagem (quase) minimalista, as peças fazem referências ao teatro do absurdo, estilo que surgiu no período pós-Segunda Guerra Mundial e que, talvez, possa dialogar com o início do século XXI. O livro convida a leitora e o leitor, assim como a espectadora e o espectador, a olharem para aquilo que não se vê, ressignificando perspectivas de vivência e de sobrevivência em meio ao adoecimento do mundo e às presenças tácitas da vida e da morte.
SOBRE O AUTOR
Natural de Porto Alegre, Felipe Martinez é diretor, ator e dramaturgo, Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria. É um dos fundadores do grupo Teatro Por Que Não? e administrador do Espaço Cultural Victorio Faccin. Foi homenageado com a Medalha do Mérito Teatral Edmundo Cardoso (2013), pela Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria. Suas obras integram o repertório de consolidados grupos de teatro, com importantes premiações e apresentações no Brasil e no exterior.
Realização:
Praxila Editorações
https://praxilaeditoracoes.com/
Financiamento:
Fundo Municipal de Cultura de Santa Maria - RS
Prefeitura Municipal de Santa Maria - RS
Este projeto é financiado pelo EDITAL N° 003/2022 FUNCULTURA da Prefeitura Municipal de Santa Maria.
Ingressos
DOLORES
R$ 0,00Vendas encerradas
Total
R$ 0,00